domingo, 5 de outubro de 2008

A vida começa quando nascemos


Uma coisa é inevitável, a vida passa e todo mundo fica mais velho e um dia morre.Em uma conversa com meu psicólogo, dias antes de meu aniversário, ele me disse aquela frase detestada por mim, “dizem que uma pessoa deve fazer três coisas na vida: escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho”. Que horror, a vida é só isso? Pensei eu.
Não importa que tipo de ser humano consciente sejamos, todos nós, ao ficarmos mais velhos, sempre fazemos um balanço do que fizemos na vida e o que iremos programar para os próximos anos.Descobrimos que a maioria das coisas que planejamos no último ano, nem começaram a ser feitas e sempre colocamos na lista seguinte.
O seis de setembro chegou e passou, e junto com ele veio a reflexão: O que eu fiz?O que eu vou fazer nos próximos anos? Não tenho paciência para escrever um livro, já plantei um monte de árvores e filhos...
A verdade é que a maioria das pessoas nunca faz o que gostariam de fazer durante a vida, tudo fica apenas nos planos para o próximo ano.O tempo é cruel, começa lento e depois alarga os passos; aos 12 anos você quer ter 15, aos 15,18 e aos 18, uns 24, então chega uma hora que nota que o tempo passou rápido demais e junto vieram muitas responsabilidades e pouco tempo para fazer o que gosta, e aos 26 você quer pelo menos uns 20 ou 18, mas melhor mesmo seria 15, alias 12; sem preocupação e uma vida toda pela frente, para poder sonhar e fazer o que quiser.
Minha tia disse que a vida começa aos 30, a outra falou 40, mas para mim são apenas fazes. Viver é bom e fazer o que gosta é melhor ainda, o fato de para uns a vida começar aos 30 ou 40 é porque apenas começaram a fazer o que queriam.
Se eu pudesse voltar atrás, teria começado as aulas de piano, natação, arte, pintura, desenho, violão e outras muitas coisas, mas acabei fazendo teatro e uma série de outras coisas legais que não imaginava, a vida sempre procura tomar rumos diferentes e adiar nossos planos.
Depois da conversa com o Doutor, eu comecei as aulas de piano, e descobri que escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho são sugestões para quem não tem muito o que fazer na vida. A vida começa quando nascemos, se você é daqueles que dizem que a vida começa aos 30,40 ou 50, eu sinto muito, mas perdeu grande parte dela.

Nenhum comentário: